Instituto da Tireoide e Laringe

Laringoscopia com biopsia - saiba o que é e quando é recomendada

medica realiza exame de laringoscopia com biopsia em paciente homem em consultorio

A laringoscopia com biopsia é uma técnica usada para diagnosticar as doenças que podem acometer a laringe. Durante esse procedimento, uma pequena amostra de tecido da lesão é coletada e examinada em laboratório de anatomia patológica, para detectar qualquer alteração anormal nas células ali presentes.  

Neste artigo, vamos dar mais detalhes sobre esse exame, desde quando ele é realizado até os cuidados recomendados antes e após o procedimento. 

  

O que é laringoscopia com biopsia?  

A laringoscopia é um procedimento médico usado para examinar o interior da laringe (a “caixinha da voz”, onde estão localizadas as pregas vocais, popularmente chamadas de “cordas vocais”), com o auxílio de um aparelho chamado de laringoscópio, tubo fino que pode ser rígido (Telelaringoscopio) ou flexível (Nasolaringoscopio).  

Esses aparelhos são interligados a um sistema de luz e captação de imagem formados por câmeras e monitor de vídeo de alta definição que ajudam a visualizar a laringe bem de perto com uma imagem magnificada. O exame permite a realização de diversas análises, incluindo a biópsia do tecido a ser investigado. No caso da laringoscopia com biopsia o aparelho é mais espesso e possui o que chamamos de “canal de biopsia”, por onde passará uma pinça bem estreita (semelhante a um fio guia com um saca bocado na ponta) que fará a captura do tecido para a realização da biopsia. Esse procedimento é feito com anestesia local, sendo possível coletar pedaços de tecidos para diagnóstico de doenças benignas ou as chamadas lesões pré-malignas, ou mesmo lesões malignas que, por ventura, estejam na laringe. 

  

Quando é necessário realizar a laringoscopia?  

Esse exame é recomendado a pacientes com sintomas persistentes ou condições na garganta que precisam de maior precisão para um diagnóstico. Geralmente, a laringoscopia com biopsia é recomendada quando as análises iniciais (laringoscopia prévia – exame da laringe) apresentam indícios de alguma anormalidade nos tecidos da região, como lesão suspeita de malignidade na laringe. Assim, de modo geral a laringoscopia é usada para avaliar e diagnosticar pacientes que apresentam sintomas, tais como: 

jovem mulher sobre fundo cinza tossindo com uma mao na boca e outra mao no pescoco

  • Rouquidão persistente;
  • Tosse contínua;
  • Dificuldade de engolir alimentos ou líquidos; 
  • Dor ao falar;
  • Dor de garganta crônica;
  • Sensação de algo preso na garganta; 
  • Sangramento na garganta (muito raro)
  • Falta de ar com estridor (dispneias), principalmente em pessoas que fumam.

  

Como é realizada a laringoscopia com biopsia?  

A laringoscopia com biopsia é um procedimento, geralmente, simples, levando em torno de 15 minutos a meia hora. Ela é realizada no próprio consultório médico com anestésico local, onde o paciente ficará sentado na cadeira de exame. Neste momento, introduzimos o laringoscópio pelo nariz (previamente anestesiado) em direção a porção posterior da boca, onde será permitida a visualização da laringe pelo monitor acoplado ao aparelho de laringoscopia. A laringe também recebe borrifadas de anestésico tópico, sendo a lesão suspeita posteriormente biopsiada por meio de um fio guia (com um saca bocado na sua ponta) que passará por um compartimento externo do aparelho (canal de biopsia). 

Após a retirada de um pequeno fragmento de tecido, ele é colocado em um frasco com formol e encaminhado ao laboratório de Anatomia Patológica. O material coletado é inspecionado em microscópio pelo médico patologista que emitirá, dias depois, um laudo da sua análise histológica do tecido suspeito. 

 

 Quais cuidados ter antes e após o procedimento?  

É de grande importância seguir as recomendações fornecidas pelo médico e se preparar adequadamente para a laringoscopia com biopsia. Os cuidados a ter em consideração antes do procedimento, incluem:  

  • Estar em jejum pelo menos 2 horas antes do horário marcado para realizar o exame; 
  • Informar sobre alergia a medicamentos, principalmente anestésico local;
  • No dia do exame, recomenda-se que o paciente vá acompanhado;

 

A recuperação é um processo tranquilo e o paciente volta rapidamente às suas atividades – no mesmo dia. No entanto, também é importante manter os seguintes cuidados:  

  • Continuar a tomar os medicamentos prescritos; 
  • Retornar às consultas de acompanhamento.

  

Quais são os resultados esperados na laringoscopia com biopsia?  

Os principais resultados esperados com a realização da laringoscopia com biopsia podem ser:  

  • Ter um diagnóstico de uma lesão pré-maligna ou mesmo maligna da laringe e com essas informações conseguir fazer um tratamento cirúrgico precoce;  
  • Ter um diagnóstico de uma lesão benigna e com isso tratá-la eletivamente; 
  • Saber que sua enfermidade se trata de um processo infeccioso ou inflamatório e que nesse caso necessitam, também, de um tratamento clínico medicamentoso.  

De modo geral a laringoscopia com biopsia irá confirmar ou descartar o diagnóstico suspeito de malignidade e com ele, o médico especialista determinará o melhor tratamento para o seu paciente.  

Independentemente dos motivos da laringoscopia, o médico deverá explicar todo o processo do exame do início ao fim ao seu paciente. Se houver algo que você não entenda a respeito da laringoscopia com biopsia, pergunte ao seu médico especialista. Aqui no Instituto da Tireoide & Laringe temos o maior prazer em responder às perguntas e dúvidas dos nossos pacientes, para que se sintam mais confortáveis, antes e após a realização da laringoscopia, com ou sem biopsia.

Agora você já sabe que a laringoscopia com biopsia é um exame que serve para avaliar a laringe, além de ser realizada em casos de suspeita de câncer na região.  

doutor francisco amorim sentado no consultorio do instituto da tireoide e laringe

Saiba mais e agende uma consulta no Instituto da Tireoide&Laringe! 

 

Dr. Francisco Amorim   CRM 14221 
Cirurgião de Cabeça e Pescoço 
Diretor Técnico do Instituto da Tireoide & Laringe 

Você apresenta esses sintomas? Faça uma avaliação com nosso especialista e saiba se a laringoscopia com biopsia é necessária para o seu caso. 
Abrir bate-papo
Olá, Precisa de ajuda?