Instituto da Tireoide & Laringe

A voz do povo é uma dádiva de Deus

A comunicação é parte essencial da vida humana, e o desenvolvimento da fala tem sido vital para nossa evolução social e cultural. Por isso, nesse artigo falaremos sobre a importância da voz e seus distúrbios, bem como os cuidados necessários para manter a saúde vocal.

Continue a leitura!

 

Como surgiu a fala?

O homem animal distingue-se dos outros por seu intelecto e destaca-se especialmente pela emissão da voz. Acredita-se que a comunicação humana começou na era paleolítica, quando os hominídeos passaram a conviver em pequenos grupos, incitando um relacionamento social e consequentemente, estimulando o que chamamos de diálogo. A partir dos primeiros guinchos (primitivos), surgiu a palavra falada, o diálogo e o aprimoramento da comunicação vocal.

A linguagem é uma característica intrinsecamente humana, somos dotados do gene da fala (FOXP2), o que nos faz ser a única espécie no planeta com esta linhagem genética. A voz do povo é uma dádiva de Deus, é por meio dela que nos agrupamos e nos comunicamos, externamos o sofrimento e o prazer, o que é justo e injusto, o desprezo e o amor, as angústias e as alegrias, a fúria e a serenidade.

A importância da voz

Você já parou para pensar na importância da nossa voz? O que seria da nossa vida se não conseguíssemos comunicar-nos com outras pessoas? Com certeza teríamos dias difíceis. A história está repleta de grandes nomes que se dedicaram à ciência da voz e a entender como este conjunto de sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais consegue transmitir nossas ideias e pensamentos, além de resolver nossos conflitos e ajudar na construção de uma carreira profissional.

Leonardo da Vinci, foi um visionário em muitas áreas do conhecimento humano, contribuiu com importantes informações sobre a anatomia, fisiologia e patologia da voz. Um dos seus experimentos foi o de apertar os pulmões de um ganso e observar que se produziam sons de tons variados.

Antonie Ferrein era um anatomista francês que tinha um conhecimento profundo da fisiologia da voz. A ele é creditado o termo cordes vocales (cordas vocais). Ele imaginou que as pregas vocais eram semelhantes às cordas de um violino, que vibravam sob ação da corrente de ar dos pulmões, podendo produzir sons mais graves ou mais agudos.

Distúrbios que podem acometer a voz

Os distúrbios da voz secundários a lesões existentes nas pregas vocais são os distúrbios de comunicação mais comuns vistos ao longo da vida das pessoas. Estimativas mais conservadoras indicam que 29% da população mundial terá algum distúrbio de voz, pelo menos uma vez na vida.

A laringe possui muitas funções, sendo as mais importantes:

  • Função respiratória;
  • Função deglutitória;
  • Função fonatória.

 

É na laringe que encontramos as pregas vocais (cordas vocais), e para se falar de maneira harmoniosa é preciso que elas estejam bem hidratadas, lubrificadas e cuidadas. Podemos perceber facilmente uma alteração no timbre da voz quando estamos gripados, pois o excesso de muco diminui a onda mucosa que reveste as pregas vocais no processo de vibração, e isso gera uma alteração na qualidade vocal.

Quando estamos em um ambiente com pouca umidade e fazemos pouca ingestão de líquidos, nossa laringe começa a trabalhar em condições inapropriadas, alterando a qualidade vocal, pois sem lubrificação as pregas vocais não conseguem vibrar adequadamente.

Para falar em alto e bom-tom é preciso que as ondas sonoras geradas pela vibração das pregas vocais atravessam um verdadeiro sistema de amplificadores, formado pelos nossos pulmões, laringe, faringe, boca, nariz e uma série de cavidades existentes nos ossos da face, os chamados seios paranasais. É justamente esse jogo de abafar ou de aumentar o volume de certos sons que nos dá uma voz quase tão rica em nuances quanto os sons de um piano.

Cuidado com situações que podem afetar a qualidade vocal

A maioria das pessoas só descobre a importância da voz quando o problema surge. Muitas vezes, esses problemas são apenas temporários, como nos casos da rouquidão devido a um resfriado comum, o que faz com que a maioria negligencie a procura por um médico. Em certas ocasiões, os problemas vocais aparecem nas pessoas que abusam da voz, por exemplo, mães que gritam constantemente com os filhos.

O abuso vocal leva a um distúrbio da comunicação que impede a produção natural da voz dessas pessoas. Esse fato torna-se mais agravante quando acomete os profissionais da voz como cantores, professores, políticos, palestrantes, atores, locutores e trabalhadores de telemarketing. Os problemas na laringe, quando não tratados precocemente, podem tornar-se crônicos, especialmente quanto expostos às interferências negativas do bom funcionamento da voz, como:

  • Cigarros eletrônicos ou convencionais;
  • Consumo excessivo de bebida alcoólica;
  • Uso de drogas;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Poluição ambiental;
  • Alergias;
  • Ar condicionado;
  • Entre outros.

 

Fumantes inveterados que apresentem alterações da qualidade da voz há vários dias devem procurar o médico especialista o mais breve possível para o diagnóstico e tratamento da rouquidão, pois a probabilidade de ser uma doença maligna é real. Um diagnóstico tardio de câncer de laringe poderá comprometer não somente a qualidade de vida, mas a própria sobrevida dessas pessoas.

Dia Mundial da Voz

No dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz, uma ideia genuinamente brasileira, que já faz parte do calendário comemorativo em diversas partes do mundo. Esta campanha traz como objetivos:

  • Conscientizar as pessoas da importância de cuidar da voz e alertá-las para os possíveis problemas relacionados ao seu mau funcionamento;
  • Disseminar conhecimento e auxiliar no encaminhamento correto ao especialista diante de problemas potenciais ou reais que possam prejudicar o bom funcionamento da laringe e da voz.

 

Por isso, no Dia Mundial da Voz, reflita sobre o tema e a importância da voz em sua vida. Lembre-se: manter os cuidados e a saúde vocal é, antes de tudo, manter uma voz agradável e em harmonia.

Assista ao vídeo da campanha:

Dr. Francisco Amorim   CRM 14221
Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Diretor Técnico do Instituto da Tireoide & Laringe

Olá! Como podemos ajudar?