Instituto da Tireoide e Laringe

Cordas vocais: entenda sua função e as principais doenças associadas

Descubra o que são as cordas vocais, sua localização e estrutura, bem como as principais doenças que podem afetá-las, incluindo os calos vocais. 

Você já se perguntou como sua voz é produzida ou o que realmente acontece dentro do seu pescoço quando você fala ou canta? As cordas vocais são essenciais para a fala e o canto, mas também são vulneráveis a vários problemas.  

Neste post, exploraremos a anatomia, função e algumas condições comuns das cordas vocais, com dicas para manter sua voz saudável. Continue lendo para saber como cuidar desse instrumento do seu corpo!

null

O que são as cordas vocais? 

As cordas vocais, também chamadas de pregas vocais, localizadas dentro da laringe, são duas faixas de tecido muscular que vibram para produzir som. Quando respiramos, elas ficam abertas para permitir a passagem do ar. Quando falamos ou cantamos, elas se fecham e vibram, modulando o fluxo de ar expelido dos pulmões. 

Qual é sua função? 

A principal função das cordas vocais é a produção de som. Ao se fecharem, elas vibram, e essa vibração transforma o ar expirado em som. Isso permite não apenas falar e cantar, mas também tem funções essenciais como a proteção das vias aéreas, impedindo que alimentos ou líquidos entrem na traqueia.

Quais problemas podem afetar as cordas vocais? 

Assim como qualquer outra parte do corpo, as cordas vocais também podem ser acometidas por doenças bem específicas. Veja algumas delas. 

Laringite 

Inflamação das cordas vocais, geralmente causada por infecções virais, uso excessivo da voz ou irritantes como fumaça e álcool. 

Nódulos e Calos Vocais 

Essas são pequenas, mas duras, protuberâncias que se formam nas cordas vocais devido ao uso excessivo. São comuns entre cantores, professores e outras pessoas que usam muito a voz. 

Papilomatose Respiratória 

Causada por uma infecção viral, que leva ao crescimento de tumores benignos nas vias aéreas, incluindo as cordas vocais. 

Câncer de Laringe 

O câncer de laringe é o terceiro tumor mais prevalente na região da cabeça e pescoço, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este câncer pode surgir em uma das três partes da laringe: a supraglote (acima das cordas vocais), a glote (onde estão localizadas as cordas vocais) e a subglote (abaixo das cordas vocais).  

Sinais de problemas nas cordas vocais  

É importante estar atento a sinais que possam indicar problemas nas cordas vocais. Se você perceber alguns dos seguintes sintomas, pode ser hora de procurar a ajuda de um especialista: 

  • rouquidão persistente; 
  • falhas na voz; 
  • perda de voz; 
  • dor ao falar ou engolir; 
  • irritação na garganta; 
  • perda do volume da voz; 
  • dificuldade para respirar. 

Acompanhe o vídeo com o Dr. Francisco Amorim sobre um dos sintomas bastante comuns – rouquidão persistente e quando é preocupante:

Quais são as causas dos problemas na voz? 

Os problemas na voz podem ser causados por diversas condições, incluindo outras doenças, como refluxo gastroesofágico, gripe, resfriado. No entanto, maus hábitos também estão por trás dessas condições, ao mesmo tempo em que bons hábitos podem ajudar a manter a saúde vocal em dia. 

Quer manter a saúde da sua voz? Siga essas recomendações: 

Agora que você compreende o papel das cordas vocais em diversas funções da comunicação, é essencial manter-se atento à saúde da sua voz. Sabemos que as cordas vocais podem ser afetadas por uma série de doenças, mas também entendemos que hábitos saudáveis podem ajudar a preservar sua saúde vocal. 

Portanto, não deixe de seguir as recomendações para cuidar da sua voz. Se perceber qualquer sinal de alteração, procure ajuda especializada no Instituto da Tireoide&Laringe. Nossa equipe de especialistas está aqui para ajudá-lo a manter sua voz saudável e garantir seu bem-estar vocal a longo prazo.  

Lembre-se: sua voz é única e merece cuidado. 

Dr. Francisco Amorim   CRM 14221
Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Diretor Técnico do Instituto da Tireoide & Laringe

Abrir bate-papo
Olá, Precisa de ajuda?