Instituto da Tireoide e Laringe

Cirurgia de Cabeça e Pescoço – uma especialidade médica

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças e tumores que afetam o ouvido, nariz, garganta e outras regiões da cabeça e pescoço.

 

Muito frequentemente os pacientes chegam aos consultórios médicos da especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço fazendo as seguintes indagações: “Doutor, qual a sua especialidade? Doutor, o senhor trata do cérebro, é neurologista? Doutor, cabeça e pescoço é uma especialidade médica?” 

Você também já se fez essas perguntas?  

Eu sou Francisco Amorim, médico cirurgião especialista em cabeça e pescoço, sendo doutor pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP (São Paulo-SP) e mestre pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis (São Paulo-SP), bem como Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). 

Hoje vou falar um pouco do que vem a ser essa especialidade – Cirurgia De Cabeça e Pescoço – e o que ela, de fato, trata.  

Continue a leitura!

Dr. Francisco Amorim, cirurgião de cabeça e pescoço, realizando uma cirurgia de cabeça e pescoço. Ele está usando avental cirúrgico azul, máscara, touca e luvas. Ao seu lado, há outra profissional de saúde, também em trajes cirúrgicos, assistindo no procedimento. Ao fundo, outros membros da equipe médica estão presentes, vestidos com roupas cirúrgicas azuis e máscaras. A sala de cirurgia está equipada com monitores e instrumentos médicos. A imagem captura a concentração e precisão da equipe durante a operação.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil 

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço chegou no Brasil na década de 50, onde duas grandes escolas iniciaram a especialidade no país. Em 1951, foi fundado no Rio de Janeiro o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do INCA (Instituto Nacional do Câncer) pelo insigne Mestre Dr. Jorge de Marsillac, que engrandeceu sobremaneira este serviço.   

Em São Paulo, foi criado o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital A.C. Camargo, da Associação Paulista de Combate ao Câncer, sob a liderança do eminente cirurgião Dr. Jorge Fairbanks Barbosa. Com determinação, esforço e trabalho em equipe, junto a seus seguidores e auxiliares, como o saudoso Mestre Dr. Josias de Andrade Sobrinho, ele transformou este serviço em uma referência para todo o estado de São Paulo. 

Essa equipe dedicada fincou a pedra fundamental do que viria a ser, atualmente, um conceituado Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil e uma referência mundial. 

Em 1977, grandes pioneiros da Cirurgia de Cabeça e Pescoço, capitaneada pelo Dr. Abrão Rapoport, Dr. Josias de Andrade Sobrinho, Dr. Marcos Brasilino de Carvalho e Dr. Antônio Sergio Fava, fundaram o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital Heliópolis, onde eu tive a honra de fazer a residência médica e receber grandes ensinamentos de grandes mestres d

Dr. Francisco Amorim, cirurgião de cabeça e pescoço, sentado em uma poltrona de couro marrom em seu consultório. Ele está vestindo um terno azul escuro com uma camisa social rosa claro. O Dr. Francisco usa óculos e está sorrindo levemente para a câmera, transmitindo uma expressão amigável e acolhedora. Atrás dele, na parede, há vários certificados e diplomas emoldurados, destacando suas qualificações e realizações profissionais. O que o cirurgião de cabeça e pescoço faz? 

Um cirurgião de cabeça e pescoço é um médico especialista na avaliação, diagnóstico e tratamento de um amplo espectro de doenças do ouvido, nariz, garganta e outras áreas da cabeça e do pescoço.

Essa especialidade trata das enfermidades e dos tumores que acometem as regiões da: 

  • face;  
  • fossas nasais;  
  • seios paranasais;  
  • boca;  
  • faringe;  
  • laringe;  
  • glândula tireoide e paratireoides;  
  • glândulas salivares;  
  • tumores dos tecidos moles do pescoço e couro cabeludo;  
  • tumores na mandíbula.   

A especialidade, no entanto, não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso e nem da coluna cervical. Esses procedimentos são realizados pelo Neurocirurgião.

Como é a recuperação da cirurgia de cabeça e pescoço? 

A recuperação depende da cirurgia a ser realizada. A maioria das dissecções do pescoço para remover tumores podem exigir de dois a três dias de internação hospitalar, se não houver complicações. Outras cirurgias de maior complexidade podem exigir um tempo maior.  

A maioria dos pacientes precisará de assistência após a alta hospitalar. Eles receberão cuidados e orientações nutricionais, instruções sobre os curativos da ferida operatória, e, em alguns casos, orientações sobre a limpeza da cânula de traqueostomia e cuidados gerais. Além disso, alguns pacientes necessitarão de fisioterapia. Todos esses cuidados serão complementados pelas orientações regulares da equipe cirúrgica responsável.

Confira abaixo um pouco sobre o câncer de cabeça e pescoço com o Dr. Francisco Amorim:

Só a cirurgia é suficiente para tratar as enfermidades de cabeça e pescoço? 

A cirurgia de cabeça e pescoço pode não ser o último procedimento para muitos pacientes. Alguns podem precisar de cirurgia plástica reconstrutiva para recuperar a aparência natural do rosto e/ou do pescoço – me refiro àquelas cirurgias que são complexas devido à extensão e localização do tumor inicial. Lembrar que em dadas situações os pacientes com câncer de cabeça e pescoço também podem precisar realizar tratamento de radioterapia ou quimioterapia.   

Em se tratando do câncer de tireoide, em determinados casos, a radioiodoterapia é uma modalidade de tratamento complementar à cirurgia. Outras situações podem precisar de serviços de reabilitação, como fonoterapia, principalmente nas cirurgias que acometem a laringe.

Converse com seu médico sobre o que esperar após a sua cirurgia, pois ele poderá fornecer informações para o melhor processo de recuperação para você.  

O Instituto da Tireoide & Laringe 

Anos de treinamento avançado são necessários para a formação de um cirurgião de cabeça e pescoço, e encontrar um especialista que possa tratar a sua doença, que se encontra nessa região será seu maior recurso no gerenciamento e tratamento adequado da sua enfermidade ou lesão.   

No Instituto da Tireoide & Laringe, atendemos pacientes com doenças relacionadas aos ouvidos, nariz, garganta, cabeça e pescoço de um modo geral, mas principalmente as enfermidades que acometem a tireoide e a laringe.

Nossa equipe recebe treinamento especializado e completam a sua formação continuamente de forma consistente para fornecer as informações, diagnósticos e tratamentos mais atualizados aos nossos pacientes, efetuando um tratamento humanizado com qualidade e segurança que você merece. 

Agora você sabe que a Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o ouvido, nariz, garganta e outras regiões da cabeça e pescoço. 

Se precisar de uma consulta, entre em contato conosco do Instituto da Tireoide & Laringe e lembre-se que obter respostas para suas dúvidas sobre problemas na cabeça e pescoço aliviará sua mente e colocará você no caminho certo para um tratamento eficaz. 

 

O que é a Cirurgia de Cabeça e Pescoço?

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica que trata doenças e tumores do ouvido, nariz, garganta, e outras regiões da cabeça e pescoço. 

Quais áreas são tratadas pela Cirurgia de Cabeça e Pescoço?

Essa especialidade trata condições na face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, glândulas tireoide e paratireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço, couro cabeludo e mandíbula. 

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço trata tumores cerebrais?

Não, tumores cerebrais são tratados por neurocirurgiões.

Como é a recuperação de uma cirurgia de cabeça e pescoço?

A recuperação varia conforme a cirurgia, mas pode incluir de dois a três dias de internação, cuidados pós-alta, orientações nutricionais e, em alguns casos, fisioterapia.

Que tipo de assistência é necessária após a cirurgia de cabeça e pescoço?

Assistência pós-alta pode incluir orientações nutricionais, cuidados com a ferida operatória, limpeza da cânula de traqueostomia e fisioterapia, conforme necessário.

Como posso agendar uma consulta com um Cirurgião de Cabeça e Pescoço?

Entre em contato com o Instituto da Tireoide & Laringe para agendar sua consulta e obter respostas sobre problemas na cabeça e pescoço. 

Se você procura um profissional em cirurgia de cabeça e pescoço experiente, agende uma avaliação com nosso especialista de referência.
Francisco Amorim

Francisco Amorim

Dr. Francisco Amorim é Doutor pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestre pelo Hospital Heliópolis. Ele é Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC) e atua como médico credenciado nos Hospitais Mater Dei Premium e Israelita Albert Einstein, em Goiânia-GO.
Membro ativo da Sociedade Latino-Americana de Laringologia e Fonocirurgia, Sociedade Latino-Americana da Tireoide, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
É diretor técnico do Instituto da Tireoide & Laringe (ITL), além de pesquisador e autor de artigos na área, destacando-se por sua contribuição significativa à ciência médica.

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR

Publicações Recentes

Abrir bate-papo
Olá, Precisa de ajuda?