Tumores de pele: é possível prevenir e tratar?
A nossa pele protege nosso corpo contra bactérias e outros agentes biológicos (fungos e vírus), que entrariam de forma muito fácil em nosso organismo se não tivéssemos essa barreira natural. Ela proporciona, também, proteção contra raios ultravioletas e produtos químicos que poderiam prejudicar o funcionamento de nossos órgãos internos. Por fim, a nossa pele ajuda na preservação e regulação da temperatura de nosso corpo, eliminando suor em situações quentes e retendo calor em momentos de frio.
Os tumores de pele podem aparecer nos lábios, pálpebras, nariz, orelhas, regiões frontais e malares (testas e maçãs do rosto), bochechas, pescoço, braços, mãos, costas, tórax e abdome, sendo mais raros nos membros inferiores. A incidência é maior nas partes do corpo que tiveram maior exposição ao sol.
No Brasil, temos quase 180.000 novos casos de câncer de pele a cada ano, sendo a prevalência ligeiramente mais alta em mulheres.
Os melhores resultados são obtidos por meio de diagnóstico precoce (identificação das lesões o mais cedo possível) e tratamento adequado.
A cirurgia é o tratamento mais indicado. Outras opções terapêuticas existem, mas devem ser discutidas cuidadosamente com o seu médico.
Além disso, vale lembrar que a prevenção é sempre a melhor forma de cuidarmos da nossa saúde, para tanto, nesse caso, as medidas consistem em evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, usar chapéu, boné, protetores solares, procurar lugares à sombra.