Tireoide: Regente da Harmonia do Nossos Corpo

Tireoide: Regente da Harmonia do Nossos Corpo

No dia 25 de Maio, comemora-se o dia Internacional da Tireoide. Este dia foi criado para conscientizar a população da importância desta glândula no bom funcionamento do nosso organismo, dos sinais e sintomas que podem ser um indicativo de doença tireoidiana, além é claro da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de tireoide e o seu tratamento.

HIPOTIREOIDISMO HIPERTIREOIDISMO
Fraqueza e cansaço Perda de apetite
Intolerância a frio Intolerância ao calor
Dor muscular e nas articulações Fadiga e câimbras musculares
Queda anormal de cabelo Taquicardia
Prisão de ventre Irregularidade Mentsrual
Ganho de peso Perda de peso
Unhas fracas e quebradiças Evacuações frequentes
Depressão Nervosismo e ansiedade

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, logo abaixo do pomo de adão (abaixo da laringe). Como um maestro que necessita reger sua orquestra com perfeição para leitura exata das notas e de outros sinais da partitura, assim é a tireoide, que responde pela produção de hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Um verdadeiro regente que executa as tarefas de supervisionar, estimular e induzir todos os órgãos e funções do organismo em uma determinada sequência e harmonia, mantendo o equilíbrio do nosso corpo. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são os primeiros problemas que vem à cabeça quando o assunto se trata de tireoide, sendo estas doenças tireoidianas mais comuns nas mulheres e na população acima dos 45 anos. Alterações na produção destes hormônios podem causar doenças na tireoide e consequentemente em todo o nosso organismo e muitas das vezes os sinais de que as alterações hormonais se instalaram no nosso corpo são discretos e isto acaba por atrasar o diagnóstico e consequentemente o tratamento. Na tabela abaixo mostraremos alguns sinais e sintomas de que a tireoide está produzindo hormônio em baixa quantidade (Hipotireoidismo) e em grande quantidade (Hipertireoidismo) :

Além dos sintomas das alterações hormonais (alterações da função da tireoide) uma preocupação frequente, principalmente entre as mulheres, é o câncer de tireoide. Isto porque o câncer de tireoide é a neoplasia endócrina maligna mais comum e a sua incidência vem aumentando nas últimas décadas. Este tipo de câncer acomete com mais frequência o sexo feminino, em uma proporção de três mulheres para cada homem, sendo que mais de 60% dos casos diagnosticados ocorrem entre os 35 e 64 anos de idade. A boa notícia é que diferentemente do aumento dos números de novos casos diagnosticados, a mortalidade por câncer de tireoide não tem aumentado de forma expressiva, e alguns estudos científicos indicam que ela vem diminuindo em alguns países. O Câncer de tireoide costuma apresentar um bom prognóstico, após realizado o tratamento, com taxas de sobrevida elevadas. Por isto, ficar sempre atendo aos sinais que o nosso corpo nos apresenta e procurar um especialista o mais breve, é fundamental para evitar problemas mais graves e manter a harmonia da vida.

Dr.Francisco Amorim CRM 14221
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Diretor Técnico do Instituto da Tireoide & Laringe