Instituto da Tireoide e Laringe

Glândulas Salivares

Entenda sua função, tipos e doenças comuns

As glândulas salivares são órgãos especializados na fabricação e liberação de saliva, um fluido que proporciona lubrificação à boca e à garganta. Além disso, a saliva contém enzimas que iniciam a digestão dos alimentos, assim como anticorpos e outras substâncias que contribuem para a prevenção de infecções.

Tipos de glândulas salivares

As glândulas salivares dividem-se em maiores e menores:

Glândulas salivares maiores:

  • Parótidas: localizadas em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas.
  • Submandibulares: essas glândulas se encontram na parte interna da mandíbula. Elas secretam a saliva sob a área da língua.
  • Sublinguais: são encontradas sob o assoalho da boca e por baixo de cada lado da língua.

Glândulas salivares menores: encontram-se distribuídas abaixo do revestimento dos lábios, palato, língua, interior das bochechas, nariz, seios paranasais e laringe.

Ao compreender a importância das glândulas salivares e as diversas condições que podem afetá-las, você dá um passo para manter a saúde oral e digestiva. Seja enfrentando sintomas como boca seca, inflamação ou outros problemas relacionados às glândulas salivares, é essencial buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Lembre-se de que cuidar da saúde das suas glândulas salivares é cuidar da sua qualidade de vida, pois elas desempenham um papel fundamental na digestão e na prevenção de infecções.

Não hesite em procurar um especialista se tiver preocupações ou sintomas relacionados a elas.

Quais doenças podem acometer as glândulas salivares?

  • Disfunção das glândulas salivares

A disfunção das glândulas salivares é mais prevalente em adultos e geralmente está associada a uma produção reduzida de saliva. Quando há uma quantidade insuficiente ou praticamente inexistente de fluxo salivar, pode resultar na sensação de boca seca, conhecida como xerostomia.

  • Inflamação das glândulas salivares

A inflamação das glândulas salivares, conhecida como sialoadenite, frequentemente ocorre em indivíduos que experimentam obstruções no fluxo de saliva, como cálculos, ou têm uma produção reduzida de saliva. Geralmente, afetam pessoas na faixa etária entre 50 e 60 anos, apresentam doenças crônicas e boca seca, sofrem da síndrome de Sjögren ou passaram por radioterapia na região da boca, ou terapia com iodo radiativo para câncer de tireoide.

  • Cálculos nas glândulas salivares

Os cálculos nas glândulas salivares se formam a partir dos sais presentes na saliva. Sua ocorrência é provável em indivíduos desidratados ou que usam medicamentos que reduzem a produção salivar.

Podem causar problemas ao bloquear o tubo (duto) que transporta a saliva da glândula para a boca. Essa obstrução resulta no refluxo da saliva no duto, desencadeando uma inflamação dolorosa das glândulas salivares. Um duto bloqueado e uma glândula cheia de saliva estagnada podem ser propensos a infecções bacterianas.

Entenda melhor os cálculos nas glândulas salivares com o Dr. Francisco Amorim, assistindo o vídeo abaixo.

Abrir bate-papo
Olá, Precisa de ajuda?