Instituto da Tireoide & Laringe

Rouquidão persistente: quando é preocupante?

Matéria publicada no Jornal O popular em 22 de abril de 2023 

 Alterações na qualidade vocal devem ser encarados como sinais de alerta; Campanha da Voz chama atenção para conscientização.

Você sabia que quase 30% da população mundial terá algum distúrbio da voz pelo menos uma vez na vida? A rouquidão, por exemplo, é uma dessas alterações na qualidade da voz, que a torna mais áspera e com tom diferente do habitual.

diretor técnico do Instituto da Tireoide & Laringe, Francisco Amorim Segundo o diretor técnico do Instituto da Tireoide & Laringe, Francisco Amorim, cirurgião de cabeça e pescoço, distúrbios da voz secundários às lesões existentes nas pregas vocais são as disfunções de comunicação mais comuns vistas ao longo da vida das pessoas. “É na laringe, órgão que possui muitas funções importantes, como a respiratória, a deglutitória e a fonatória, que encontramos as pregas ou cordas vocais. E para se falar de maneira harmoniosa, é preciso que elas estejam bem hidratadas, lubrificadas e bem cuidadas”, explica.  

A rouquidão pode ser causada por diversas doenças que afetam a laringe e causam a disfonia. Ela pode se apresentar de forma rápida e passageira, ou progressiva e definitiva, podendo significar desde uma doença benigna até mesmo uma enfermidade de natureza mais agressiva, como o câncer. “Quando estamos gripados, por exemplo, o excesso de muco diminui a onda mucosa que reveste as pregas vocais no processo de vibração, e isso gera uma alteração na qualidade vocal. O inverso é quando estamos em um ambiente de pouca umidade, e fazemos pouca ingesta de líquido. Nossa laringe começa a trabalhar em condições inapropriadas, alterando a qualidade vocal. Sem lubrificação, as pregas vocais não conseguem vibrar adequadamente.” 

De acordo com o especialista, a maioria das pessoas só descobrem a importância da voz quando o problema surge. “Muitas vezes, esses problemas são apenas temporários, como nos casos da rouquidão devido a um resfriado comum, o que faz com que a maioria negligencie a procura por um médico. Em certas ocasiões os problemas vocais aparecem nas pessoas que abusam da voz, como, por exemplo, pessoas que vivem gritando”, alerta o especialista, que ainda reforça que os problemas na laringe, quando não tratados precocemente, podem se tornarem crônicos.  

“Isso acontece especialmente quando esses distúrbios são expostos as interferências negativas do bom funcionamento da voz, como o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebida alcoólica, uso de drogas, o refluxo gastroesofágico, a poluição ambiental, alergias, o ar-condicionado, entre outros. Fumantes inveterados que apresentem alterações da qualidade da voz há vários dias, devem procurar o médico especialista o mais breve possível para o diagnóstico e tratamento desta rouquidão, pois a probabilidade de ser uma doença maligna é real. Um diagnóstico tardio de um câncer de laringe poderá comprometer não somente a qualidade de vida, mas a própria sobrevida dessas pessoas.” 

Quando devo me preocupar com o sintoma da voz rouca?

  • Quando durar mais do que 2 semanas, sem relação com estado gripal ou resfriado.
  • Voz mais grave ou aguda, cansada, trêmula ou fraca;
  • Mudança súbita na qualidade da voz;
  • Grande esforço para falar;
  • Voz rouca associada à dificuldade para respirar;
  • Quando prejudicar o exercício da sua profissão ou qualidade de vida;
  • Rouquidão associado com a presença de caroços (linfonodos) palpáveis no pescoço.

Campanha da Voz

No último dia 16 de abril foi celebrado o Dia Mundial e Nacional da Voz. “Essa é uma ideia genuinamente brasileira, que já faz parte do calendário comemorativo em diversas partes do mundo. A campanha traz como objetivos conscientizar as pessoas da importância de se cuidar da voz e alertá-las para os possíveis problemas relacionados ao seu mau funcionamento, disseminar conhecimento e auxiliá-los no encaminhamento correto ao especialista diante de problemas potenciais ou reais que possam estar prejudicando o bom funcionamento da sua laringe, da sua voz”, explica o médico. Como parte da ação, profissionais de todo o Brasil, incluindo o diretor técnico do Instituto da Tireoide & Laringe, Francisco Amorim, oferecerão 96 dias de exames gratuitos para avaliação da boca e garganta de fumantes com mais de 40 anos e que tenham percepção de incômodos nesses dois órgãos. “O objetivo é fazer um diagnóstico precoce que pode salvar a vida de muitos fumantes e fazer com que parem de fumar.  Os mutirões de exames e atendimento médico especializado gratuito ocorrerão em unidades públicas e privadas de diversas cidades do Brasil, entre os dias 10 de abril e 31 de julho”, finaliza. 

Assista a entrevista do Dr. Francisco Amorim para o Jornal O popular: 

Dr. Francisco Amorim   CRM 14221
Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Diretor Técnico do Instituto da Tireoide & Laringe

Olá! Como podemos ajudar?