Instituto da Tireoide e Laringe

Calo na voz – saiba o que é, como tratar e prevenir para cuidar da saúde vocal

A voz é um dos principais instrumentos do nosso dia a dia. É por meio dela que expressamos nossas emoções e pensamentos, trabalhamos e nos relacionamos. Mas, às vezes, a voz pode ficar rouca o que pode atrapalhar muito nossa comunicação, atividades do dia a dia e afetar a nossa saúde. Neste artigo, vamos falar sobre o que é o “calo na voz”, como tratar e prevenir. Fique com a gente! 

Homem gritando

O que é calo na voz?

Também conhecido como “calos dos cantores” e “calos dos professores”, é o nome popular dado a um problema enfrentado – principalmente nas mulheres jovens adultas – por pessoas que usam frequentemente a voz ou de forma abusiva.  

O calo, na verdade, trata-se de uma lesão nodular (nódulo vocal) de características benignas que se desenvolve na área de maior vibração das pregas vocais fazendo com que essas vibrações fiquem comprometidas, o que leva a alteração na qualidade e intensidade da voz.  

Geralmente, se manifesta com alguns sintomas, como: 

  • Rouquidão progressiva – a voz fica mais soprosa e falhada; 
  • Cansaço para falar ao longo do dia (fadiga vocal); 
  • Perda da potência da voz; 
  • Dor na laringe ou no pescoço, que muitas vezes é manifestada como dor na garganta. 

 

Qual é a causa? 

O uso excessivo da voz é a causa mais comum – gritar, cantar ou falar muito alto e/ou por muito tempo. Outras causas incluem a exposição a irritantes como cigarro, líquidos quentes e fumaça. Fatores que também podem contribuir para o calo na voz são pouca ingestão de água (líquidos) ao longo do dia, o estresse e problemas de saúde geral.  

A chave para prevenir o calo na voz é descobrir o que o está causando e tentar reduzir ou eliminar o seu uso ou exposição ao irritante. Se o calo na voz já existir, é importante procurar um especialista para iniciar o seu tratamento e assim, ajudar a restaurar a sua saúde vocal. 

 

Calo na voz é câncer?

Apesar de muitas vezes ser confundido com câncer, o calo na voz não é uma doença maligna. Contudo, se não tratado corretamente, poderá acarretar mais problemas na saúde vocal. 

 

Principais sintomas 

Os principais sintomas merecem atenção quando tem duração de mais de 15 dias, e são: 

  • Rouquidão excessiva; 
  • Dor no peito ou na garganta durante a fala ou ao cantar; 
  • Perda da voz frequente; 
  • Irritação frequente na garganta; 
  • Alteração no paladar; 
  • Limitação na habilidade de alcançar notas altas. 

É importante reconhecer os sintomas e buscar tratamento adequado para evitar complicações permanentes. 

 

Qual é o tratamento para calo na voz?  

Diferentemente do que muitos pensam, o calo na voz tem tratamento, que deve ser feito pelo fonoaudiólogo para que possa ser prevenido e corrigido. Além do fonoaudiólogo, também são recomendados exercícios vocais adequados, que podem ajudar a prevenir ou cuidar do calo vocal. Em casos mais graves, a cirurgia também é recomendada para a retirada dos calos e deve ser realizada por um cirurgião de cabeça e pescoço. 

Essas medidas ajudam a restaurar a função vocal para o normal.  

Se você tem um calo na voz, evite falar alto e por longos períodos e siga as instruções do seu médico para restaurar sua condição vocal. 

 

Drogas causam Calo na voz

Tem como prevenir? 

Sim. Existem alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir o calo na voz, como: 

  • Beber bastante água; 
  • Não fumar; 
  • Evitar ambientes poluídos; 
  • Descansar a voz; 
  • Fazer exercícios para alongar e fortalecer os músculos da laringe; 
  • Não gritar ou sussurrar; 
  • Evitar falar em locais com muito barulho; 
  • Profissionais da voz devem manter cuidados específicos. 

Embora os calos na voz sejam comuns entre cantores e profissionais da área vocal, todos devem ter cuidado para não abusar da voz. Seguindo essas dicas, você evitará o desenvolvimento de calo na voz e conservará a saúde vocal

 

Qual médico devo procurar para tratar calo na voz?  

Se você está com calo na voz, o primeiro passo é procurar um médico especializado. O ideal é que você vá a um laringologista, pois é ele quem trata a saúde vocal. O médico irá diagnosticar o calo na voz e, a partir daí, definir o melhor tratamento para a sua saúde vocal.  

Existem várias opções de tratamento, como fonoaudiologia, cuidados diários com a voz e técnicas preventivas. Por isso, o diagnóstico preciso realizado por um médico é essencial para a cura deste problema. 

O Instituto da Tireoide e Laringe é especializado em tratar problemas vocais, por isso, se você está com algum sintoma, não deixe para depois e agende uma consulta especializada. 

 

Dr. Francisco Amorim   CRM 14221 
Cirurgião de Cabeça e Pescoço 
Diretor Técnico do Instituto da Tireoide & Laringe 

Suspeita de calo na voz? Faça uma avaliação adequada com nosso profissional especializado.
Abrir bate-papo
Olá, Precisa de ajuda?