Curso de Urgências em Otorrinolaringologia – Abcesso cervical

Dr. Francisco Amorim, Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP, ministrou o “Curso de Urgências em Otorrinolaringologia – abcesso cervical”, no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás – CREMEGO.

O curso ocorreu no dia 12/6/22 como encerramento de uma série de cursos promovidos pela CREMEGO.

Dr. Francisco Amorim falou sobre as frequentes ocorrências de infecções no pescoço em unidades de pronto atendimento, podendo ser tanto superficiais, (como acnes e cistos sebáceos), como profundas, sendo mais graves, constituindo os abscessos cervicais, sendo formados por secreções purulentas entre a cabeça e o pescoço. 

É comum vermos esses casos amigdalites causadas em crianças, além de traumas e infecções das glândulas submandibulares nos adultos.

Segundo o Dr. Francisco Amorim: “Embora a incidência dos abscessos cervicais profundos tenha diminuído, principalmente devido às melhorias dos exames diagnósticos, como os de imagem, e da disponibilidade de antibióticos cada vez mais modernos, essas infecções continuam a causar uma taxa de mortalidade e morbidade muito grande, especialmente quando não são tratadas precocemente”.

Para saber mais, confira o curso completo disponibilizado através do Facebook da CREMEGO